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Após dois anos de enormes mudanças derivadas da pandemia, era previsto que 2022 fosse um ano de regresso à normalidade. No entanto as empresas depararam-se com vários novos desafios como a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o crescimento da inflação e as falhas na segurança e proteção de dados. Adicionalmente e com um consumidor cada vez mais exigente, o tempo de quando as marcas e organizações eram alheias ao contexto social, político ou económico que as rodeia, já está ultrapassado. Revela-se, cada vez mais, fundamental que a comunicação externa seja coerente e com os princípios e valores que a organizações defende. De acordo com o estudo da InPress Porter Novelli, 76% dos consumidores percebem quando uma empresa age de forma contrária aos valores em que acreditam, enquanto 88% preferem comprar marcas que defendem algo maior que produtos e serviços.
Ainda assim, 2022 foi, no que à comunicação diz respeito, foi um ano de grande evolução, onde os dados e a inteligência artificial continuam-se a revelar fatores determinantes para a análise e avaliação de planos de marketing e comunicação.
Para 2023 é previsto um crescimento continuo da comunicação alicerçado à evolução e transformação da tecnologia que tem marcado o nosso quotidiano. Neste sentido, identificamos 4 tendências de Comunicação para 2023.
Em 2023, as métricas de análise orientadas por dados vão assumir um papel fulcral nos setores da Comunicação e do Marketing. Com novas e sofisticadas ferramentas de Inteligência Artificial e análise de dados, conseguimos rastrear os números de leitores de um determinado artigo ou espectadores de um programa, o que nos ajuda no processo de tomada de decisão estratégica e, por outro lado, a medir o sucesso das ações de comunicação.
O conteúdo orientado por dados é o resultado de uma estratégia pensada com base em informações quantitativas e qualitativas que identificam as necessidades, motivações e ações de determinado público-alvo. Ou seja, os dados ajudam também a definir a imagem do seu perfil de cliente ideal. Para termos uma ideia, de acordo com o estudo da BuzzSumo, um artigo com dados relevantes obtém até 37% mais engagement do que um artigo sem esse tipo de conteúdo, para além de que posiciona a sua marca e os seus speakers como especialistas no setor.
Neste sentido, conseguimos compreender que a Comunicação tem de ser, cada vez mais, data-driven na medida em que beneficiará os nossos negócios em vários aspetos, nomeadamente:
Ao longo dos últimos anos, o conceito propósito tem ganho um grande destaque no mundo da Comunicação e do Marketing, na medida em que, com um consumidor cada vez mais exigente, as marcas devem ter intenção por detrás das suas ações de comunicação, isto é, devem proporcionar valor significativo e promover impactos positivos na sociedade. As pessoas estão, cada vez mais, à procura de relações mais próximas, profundas e pessoais com as marcas e, para isso, a comunicação tem de ter, imperativamente, um propósito claro para que os consumidores sejam naturalmente impactados e envolvidas.
As novas gerações, especialmente a Geração Z, estão mais conscientes relativamente à forma como o mercado funciona. Hoje em dia, o consumidor não se preocupa apenas com o produto ou serviço que quer adquirir, preocupa-se também com o impacto que a marca tem no mundo.
Para além disso, as marcas de alto crescimento têm 66% mais hipóteses de ver o propósito como um mindset de growth hacking e um meio para orientar a tomada de decisões dos seus próprios colaboradores.
O Metaverso encontra-se em constante desenvolvimento na medida em que representa um mundo digital cheio de possibilidades focado em experiências virtuais onde o utilizador poderá trabalhar, comprar, jogar, entre muitas outras coisas, através da utilização de tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial ou criptomoedas,. Com a popularidade dos mundos e dos jogos de realidade virtual, o Metaverso, em 2023, pode ter um impacto significativo nas comunicações empresariais, pois pode permitir que as pessoas se reúnam num ambiente virtual para colaborar e compartilhar ideias.
Muitas organizações já estão a investir nesta estratégia, de forma a priorizar a experiência do consumidor e a abrir novas possibilidades de contacto e interação.
Apesar de ainda estar a dar os seus primeiros passos, a tecnologia orientada por voz está se a desenvolver rapidamente e deve ter um impacto significativo nas ações de comunicação empresariais num futuro próximo. A voz está se a tornar, cada vez mais, um meio de interação natural, e os dispositivos de assistência pessoal, como a Amazon Echo e o Google Home, estão a trabalhar nesse sentido.
Em 2020, uma pesquisa da Ilumeo registou um crescimento de 47% do uso de serviços ou produtos com assistentes virtuais por voz. Dois anos depois, com novas possibilidades de conexões, que vão para além de assistentes de voz, estão a ser criadas soluções de fluxo de trabalho orientadas por voz, que podem simplificar a gestão de tarefas e permitir que as pessoas se concentrem nos seus trabalhos, em vez de ter que interagir com um dispositivo.
Por outro lado, encontrar novas formas de apresentar os produtos aos clientes, mais rápidas e simples, permite uma melhor experiência ao utilizador. Como tal, implementar softwares de reconhecimento de voz e de imagem dá aos clientes novas soluções para encontrarem os seus produtos. Cada vez mais completos e otimizados, estes programas de pesquisa prometem ser também uma das maiores tendências da Comunicação em 2023.
As organizações estão a evoluir e a transformar-se a uma velocidade alucinante, por isso, é essencial que as equipas de Marketing e Comunicação se mantenham a par das últimas tendências para que estejam em posição de se adaptar rapidamente a novas realidades do mercado e às necessidades dos seus consumidores.
Todos os anos fazemos previsões de quais serão as grandes tendências de comunicação para aquele ano. No entanto, chegam sempre novos desafios que tornam difícil de prever exatamente o que acontecerá.
Em 2023 aguardamos novos desafios – que responderemos delineando uma estratégia, com foco no cliente, de modo a obter resultados incríveis!
Para saber mais à cerca de como implementar uma estratégia de comunicação, entre em contacto connosco!