Blog
Desde os primórdios das Relações Públicas que a Assessoria de Imprensa se assume como uma das principais funções que um profissional de comunicação deve exercer no seu dia-a-dia laboral. No entanto, em pleno século XXI, ainda, são várias as pessoas que têm o hábito de considerar estes dois conceitos sinónimos, o que não é de todo correto.
A Assessoria de Imprensa tem como objetivo apresentar de uma forma positiva, consistente e credível, a missão, os valores, os princípios e as práticas de uma determinada organização junto dos seus públicos, através de relações estabelecidas com os órgãos de comunicação social. Ou seja, a Assessoria de Imprensa está associada à relação que uma empresa estabelece e pretende estabelecer com os diferentes meios de comunicação social. Já as Relações Púbicas podem ser definidas como um processo de comunicação estratégico que visa construir relações mutuamente benéficas entre a organização e os seus diversos públicos, não se restringindo, somente, aos jornalistas como é o caso da área de Assessoria de Imprensa.
Estabelecer uma relação saudável e duradoura com os meios de comunicação social pode representar uma tarefa muito complicada para qualquer organização, na medida em que são sempre os jornalistas que têm o poder de decisão se um determinado tema terá interesse ou não para os seus leitores. Neste sentido, um passo imprescindível para potenciar uma relação positiva e mutuamente benéfica com os media passa por ler o maior número de jornais, revistas, artigos, entrevistas, de forma a familiarizarmo-nos com as diferentes áreas de interesse de cada jornalista. Por outro lado, estaremos também constantemente atualizados sobre tudo aquilo que a atualidade e o quotidiano nos trará.
Desta forma, conseguimos identificar 4 razões pelas quais à Assessoria de Imprensa é fundamental no contexto organizacional:
Uma forte campanha de Assessoria de Imprensa pode ajudar a uma determinada marca/organização a aumentar o seu reconhecimento e notoriedade, bem como reforçar a sua reputação junto dos diferentes públicos. Desta forma, ao incorporar esta função das Relações Públicas no seu plano de comunicação, conseguimos, através de uma cobertura positiva e consistente nos órgãos de comunicação social, criar awareness sobre a marca nos consumidores e potenciais consumidores.
Quer seja uma startup ou uma multinacional é sempre importante ter a confiança dos nossos públicos. Os consumidores tendem a ser fiéis às marcas e aos produtos em que têm confiança. Por exemplo, a maioria dos consumidores utiliza um determinado produto durante vários anos porque desenvolveu uma ligação de confiança com a marca e pode ser muito difícil persuadir esses mesmos consumidores a optar por outro produto. A Assessoria de Imprensa, por sua vez, pode também ajudar a conseguir esta ligação, promovendo autenticidade, confiança, transparência e credibilidade nos conteúdos desenvolvidos. Pois, todos têm as suas preferências e é por essa razão que é importante, do ponto de vista empresarial, ter assessores de imprensa que compreendam o mundo dos media e que assegurem que o seu conteúdo está a ser visto pelo público certo.
Por outro lado, é também essencial compreender que os públicos procuram, cada vez mais, organizações e conteúdos credíveis. De acordo com um estudo recente da Forbes, 33% dos millennials dependem de blogs antes de efetuarem uma compra e 43% valorizam a autenticidade do conteúdo quando consomem notícias. A razão pela qual os blogs e os influenciadores são tão populares hoje em dia é porque ambos são conhecidos pela sua autenticidade. Especialmente numa época em que pode ser difícil diferenciar o conteúdo comercial do conteúdo editorial, os consumidores querem saber se o que estão a “consumir” é autêntico e real.
Ter uma relação positiva e a longo prazo com um jornalista pode significar que este, quando necessita de uma fonte para um artigo ou para uma reportagem, poderá recorrer à nossa organização e aos nossos speakers. Isto pode ser bastante útil para a empresa se estabelecer como uma fonte de informação relevante e credível junto dos diversos públicos.
Uma organização que apresente uma relação madura e positiva com os media, pode ser vista como o ponto chave para sobreviver em tempos de crise. Ou seja, quando uma crise acontece, é importante analisar a situação, ser transparente e enviar uma declaração aos meios de comunicação social o mais rapidamente possível. Rumores e mal-entendidos espalham-se rapidamente e podem ser prejudiciais à reputação e imagem da empresa. Contudo, quando uma organização já tem uma relação próxima com os meios de comunicação social, as hipóteses de controlar a mensagem que serão transmitidas são maiores.
Desta forma, conseguimos compreender que se torna cada vez mais imperativo que as empresas olhem para as Relações Públicas e, neste caso em particular, para a área da Assessoria de Imprensa como uma função estratégica da organização fundamental para o crescimento e sucesso do negócio. Uma empresa que não contemple a relação com os órgãos de comunicação social poderá ser facilmente ultrapassada pelos seus concorrentes, na medida em que a sua posição no mercado e ligação aos seus públicos estará mais fragilizada.
Acha que o seu negócio necessita de uma maior cobertura mediática para 2022? Entre em contacto connosco e fique a par de todos os detalhes!
Curioso para descobrir os mitos da assessoria de imprensa? Podem encontrar aqui ou aqui, para encontrar outros artigos.